domingo, 18 de dezembro de 2011

Ritmos Brasileiristicos II

Eu tinha pensado em começar com o samba, mas como ele é um ritmo que é derivado de varias danças folclóricas, decidi então começar por elas.

Danças Folclóricas
O que é?

[Peço perdão ao site que retirei as informações, porém se alguém souber ou eu encontrá-lo novamente, colocarei aki a bibliografia, copio para meu estudo e algumas vezes eskeço de colocar o link no texto]

É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. Muitas danças exigem pares, outras são executadas em roda, às vezes se colocam em fileiras.
Embora as danças folclóricas sejam preservadas pela repetição, vão mudando com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelhem-se ao estilo original. Todos os países têm algum tipo de dança folclórica e a maioria pertence apenas a sua nação, como por exemplo: a tarantela, italiana, o drmes, croata ou o krakowiak, polonês e o frevo brasileiro. Algumas são executadas em ocasiões especiais, como a polca de Natal sueca, a hayivka, dança da Páscoa ucraniana, a hochzeitstanz, dança austríaca de casamento e o reisado brasileiro, que festeja a véspera do dia de Reis.



Bem...então vamos começar:

Cateretê




Origem: Indígena
Nome: Tupi

Data de registro: meados do século XX (~1950)

Onde se dança: Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, também, em menor escala, no Nordeste 



                 Indumentária: os homens usam trajes comuns de passeio: sapatos, calças, paletós, camisa e gravata. Quando composto também de mulheres, estas usam igualmente indumentária comum.
Instrumentos musicais: violas, batidas das mãos (palmas) uma contra a outra.


Também chamado catira, cateretê, é uma dança de origem indígena e dançada em muitos estados brasileiros. Foi bastante usada pelo Padre Anchieta que em sua catequese, traduziu para a língua tupi alguns textos católicos, assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos, por este fato é que muitos caipiras paulistas consideram muitas danças diabólicas, menos o cateretê. Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia. A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas. Também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros.






Vídeo: 

Favoritos da Catira

Mp3 - TIRO A QUEIMA BUCHA - nas vozes de Vieira e Vieirinha

Links:

 Para quem quiser saber mais há alguns sites que recomendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário