segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Primeiros conhecimentos - O que é dança?


Percebi que era melhor começar por: o que é a dança? para que tenhamos um conhecimento mais amplo do que esta simples palavra representa.


A definição mais simples que temos de dança é:

"Dança é a divisão da arte que envolve movimentos ritmados em cadencia para a criação de uma harmonia (coreografia)."


Mas afinal o que é dança? 


É errado dizer que esta definição está certa, mas também é errado dizer que ela está errada! Afinal esta definição é incompleta. Ela somente expressa um lado racional da dança, em outras palavras, ela somente nos diz o que vemos e fazemos (no caso dos praticantes).


A dança é bem mais do que isso, sei que posso estar exagerando, mas... A dança também é um sentimento. Não no contexto geral da palavra, mas ela é uma emoção, algo que nos faz realmente delirar, viajar por dentro de nossa cabeça e coração.


É claro que não poderei explicar aqui, o que sinto(imos) ao dançar! Mas posso dizer que é algo muito bom. Um sentimento de liberdade, leveza... Estamos realmente integrando o corpo com o coração quando danço(amos). 


Penso que muitos dos que leem o que escrevo aqui, entendem o que se passa comigo. Mas se eu fosse definir o que sinto quando danço, simplesmente diria: "Estou integrada com a natureza. Volto a minha essência  a cada passo, a cada giro...Sou livre como nunca quando danço!"


É por isso que digo que a dança é um sentimento! A dança é sentir! 


Nunca poderíamos explicar o que se sente em um olhar atento do espectador enquanto assiste a uma apresentação, em um sorriso de uma bailarina que executa um pas de chat, em uma alegria quando se acerta uma complicada coreografia. Nunca poderíamos. E isto é dança.




Esse "sentimento" que se expressa através do corpo é a verdadeira definição. É a junção da emoção com o gestual que faz a existência da dança ser possível. Do contrario a dança seria algo maquinario, sem leveza, rigido, em fim algo sem vida. E isto é tudo o oposto que a dança é. 


A dança, simplesmente, é uma expressão. Algo que vem conosco quando nascemos e que fica conosco até a morte. 


É impossível se livrar dela! Afinal, como nos livrariamos de algo que está entranhado em todo o nosso ser, em toda a nossa natureza? A dança é isso. 


Sei que posso estar muito errada e até um tanto imaginativa enquanto escrevi esse texto. Mas o que eu, essa simples apaixonada, posso fazer enquanto digo, com palavras selecionadas minuciosamente, do que amo e faz não só parte de mim, mas de todo o ser? Bem, você decide. Mas bem sei, que expressei aqui algo que com certeza todos sentem.




"Dançar é com certeza viver!"


Thaty Cosendey♫♪





Nenhum comentário:

Postar um comentário